Sistema Integrado de Gestão Empresarial, tudo que você precisa saber para implementar

Sistema Integrado de Gestão Empresarial, tudo que você precisa saber para implementar


A implementação de um ERP – Enterprise Resource Planning – ou SIGE – Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil – não é uma tarefa fácil, ela requer tempo e maturidade por parte do comércio. Não é simplesmente uma inserção de ferramenta de gestão no ambiente de trabalho, a implantação de um ERP é uma mudança cultural. Essa mudança deve ser suportada pela alta gerência e envolver a todos os funcionários, independente do seu nível de uso do sistema, afinal, todos serão responsáveis de alguma forma pela geração de dados que serão lançados no ERP.



Em termos gerais, é preciso ter consciência que alto investimento inicial, principalmente tempo e esforço da equipe, será diluído ao longo do tempo com as inúmeras facilidades e automatizações proporcionadas pelo sistema. Dentre as providências a serem tomadas para o sucesso na implementação de um ERP, estão:


Infraestrutura de TI


O ERP é uma ferramenta tecnológica e, para funcionar corretamente, depende de uma base sólida por parte do comércio no que se refere à infraestrutura, como servidores que comportem a quantidade de informações que trafegam diariamente; uma rede com banda larga para que o sistema seja ágil e possa dar conta dos atendimentos sem demora; sistemas de segurança para manter as informações em sigilo, e outros recursos que se fazem necessários para o perfeito funcionamento do ERP.  Hoje em dia, toda a infraestrutura pode ser nas nuvens (já falamos sobre isso aqui) o que reduz consideravelmente os custos de investimentos em infraestrutura.


Treinamento para os usuários


Como se trata de uma nova ferramenta, que deve ser alimentada adequadamente para que gere o diferencial competitivo desejado, é preciso treinar toda a força de vendas e demais funcionários para a utilização do ERP, ensinando-lhes as funcionalidades, as responsabilidades dos operadores do sistema e a importância da ferramenta para a otimização do trabalho de todos.


Paciência e disposição


A implementação de um ERP não acontece da noite para o dia, existe um período de implantação e adaptação das pessoas ao novo processo. Sendo assim, a paciência é fundamental para que a implementação do sistema seja agradável para todos e contribua para a melhoria do atendimento ao cliente.


Processos documentados e implementados


Um ERP sem o apoio de processos bem definidos pode vir a ser um fracasso, portanto, crie processos internos, documente-os e crie uma cultura de processos no seu varejo para que as pessoas sejam mais facilmente capacitadas para atuarem em suas posições e possam contribuir para os resultados finais. Somente depois de implantar os processos insira o ERP, pois assim as pessoas terão uma visão mais abrangente de como a ferramenta facilitará o dia a dia delas.


Gostou do artigo? Baixe gratuitamente o Guia Definitivo do Comércio Varejista que preparamos exclusivamente para você e aprenda tudo para sair na frente dos seus concorrentes.


Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Comentários